A ONG Ampara Animal lançou esta semana uma nova e criativa campanha para adoção de animais de estimação: um filtro de Instagram em realidade aumentada que utiliza imagens de cães e gatos reais disponíveis para serem adotados. A iniciativa foi batizada de #AdoteUmFiltro e pega carona no recurso da “carinha de cachorro”, muito utilizada entre os usuários, para chamar a atenção à respeito das dezenas de animais resgatados de maus tratos, violência e abandono, e que agora esperam para ser adotados por uma nova família. É possível utilizar o filtro acessando o perfil oficial da Ampara Animal no Instagram ou pelo Stories do Facebook da ONG. Ao acessar o recurso, os usuários encontram um menu com diversas fotos reais de cães e gatos com seus respectivos nomes, onde se pode brincar com cada um deles. Após o registro da imagem ou vídeo com o filtro, a mensagem “Adote este pet” aparece com um link, permitindo a adoção imediata do pet. Os filtros foram criados pela agência Leo Burnett em parceria com a Ampara Animal. Em atividade desde 2010, a Ampara Animal atua em 450 abrigos cadastrados, provendo moradia e alimentação para 10 mil animais mensalmente. Em quase uma década de trabalho, mais de 1 milhão de animais foram beneficiados pelas ações da entidade.