Envie seu whats:
(54) 99664-0955

MEGA NEWS Ver +


Turquia terá feriado dedicado ao plantio de árvores após tuíte de jovem viralizarTurquia terá feriado dedicado ao plantio de árvores após tuíte de jovem viralizar

Publicado em 20/07/2019, Por GNN

O jovem Enes Sahin postou um tuíte direcionado ao governo da Turquia em que pedia um “Dia Nacional do Plantio de Árvores”. A publicação foi compartilhada mais de 120 mil vezes, chegando ao chefe de gabinete do presidente turco e ao próprio presidente, Recep Tayyip Erdoğan.

“Devemos dar um exemplo ao mundo”, tuitou Şahin, “e entregar um país verde às próximas gerações”.

O chefe de gabinete do Poder Executivo da Turquia afirmou em resposta que “trabalharia para implementar um feriado nacional do plantio de árvores com o apoio do presidente”.

Muitos países já têm um dia nacional dedicado ao plantio de árvores. Segundo o site da Fundação The Arbor Day, 34 nações já proclamaram um feriado do “Dia da Árvore”, na melhor época de plantio do ano, de cada país.

Nações desenvolvidas como a Austrália e a Nova Zelândia, subdesenvolvidas como o Irã e o Quênia, e até ditaduras totalitárias, como a Coreia do Norte, implementaram a data, cada uma à sua maneira.

Após Rumeysa Kadak, o chefe de gabinete, responder o tuíte de Sahin, o próprio presidente turco mandou uma mensagem.

“Essa é uma ótima ideia, Enes. Nós sempre trabalhamos para uma Turquia mais verde e continuamos a fazê-lo. Meus amigos e eu vamos assumir toda a responsabilidade para garantir que tenhamos um dia nacional de plantio de árvores”, disse o presidente Erdoğan, segundo o Daily Sabah News.

Em resposta, Şahin tuítou: “Sr. Presidente, estamos muito felizes por você ter respondido ao nosso chamado. Somos gratos que você é a voz dos jovens e centenas de milhares de outras pessoas”.

O compromisso gerou forte repercussão na Turquia e elogios de ONGs de proteção ambiental, que prometeram fazer pressão para o estabelecimento da data “o quanto antes”.

O plantio em massa de árvores tornou-se uma atividade cada vez mais comum (e competitiva!) mundo afora. A Índia detinha desde 2016 o recorde mundial de plantio de árvores em um único dia: 49,3 milhões de mudas em Uttar Pradesh. Um ano depois, a própria Índia quebrou seu recorde, dessa vez no estado de Madhyar Pradesh: 66 milhões de mudas!

(FOTO: REPRODUÇÃO/CULTURA MIX)




Compartilhar: