Envie seu whats:
(54) 99664-0955
   
/RS
Temp. Máx. ° Máxima
Temp. Mín. ° Mínima

MEGA NEWS Ver +


Prazo para desligamento do sinal analógico de TV aberta é prorrogado no RSPrazo para desligamento do sinal analógico de TV aberta é prorrogado no RS

Compartilhe:
Publicado em 30/06/2025, Por Grupo RSA de Comunicação | Rádio Sananduva Ltda

O Ministério das Comunicações prorrogou, na última sexta-feira (27), exclusivamente para o estado do Rio Grande do Sul, o prazo para o encerramento das transmissões analógicas de TV aberta.

O adiamento ocorre “em razão das consequências dos eventos climáticos adversos ocorridos em abril e maio de 2024”, conforme especifica a Portaria MCom n. 18.639, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira e assinada pelo ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.

“A prorrogação é muito importante para que as emissoras do Rio Grande do Sul possam ter mais tempo para fazer toda a estruturação necessária e se adequar ao desligamento. O estado foi muito afetado pelas enchentes, e o Ministério das Comunicações está atento a tudo o que pode ser feito para mitigar essa terrível catástrofe climática”, afirmou Frederico.

A portaria publicada na sexta contempla as cidades onde o sinal analógico ainda não havia sido desligado. O novo prazo é 30 de dezembro deste ano. Ao todo, são 74 municípios.

A portaria faz parte das diretrizes e regras para o desligamento dos sinais analógicos de televisão no Brasil, que já foram desligados em 80% das cidades brasileiras. Os outros 20% são localidades com baixa ou nenhuma oferta de canais digitais; por isso, o prazo de desligamento havia sido prorrogado até 30 de junho – com exceção, agora, de alguns municípios do RS, que deverão interromper os sinais até o final do ano.

A migração do sinal analógico para o digital trouxe inúmeros avanços à sociedade brasileira, que pôde assistir a canais com alta definição e melhor qualidade de som e imagem. O processo de desligamento do sinal analógico vem ocorrendo de forma gradual, respeitando as particularidades de um país tão grande como o Brasil.

Outras 931 cidades seguem respeitando o cronograma inicialmente previsto e terão que desligar os sinais analógicos de TV aberta até as 23h59 desta segunda-feira (30 de junho).

Na região, algumas cidades foram beneficiadas pela portaria, como Barracão, Erechim, Getúlio Vargas, Lagoa Vermelha, Passo Fundo, São José do Ouro e Tapejara.

 

Fonte: Assessoria Especial de Comunicação Social Ministério das Comunicações

Foto: Grupo RSA de Comunicação / Rádio Sananduva Ltda