Devido às fortes chuvas que causam estragos em diversas cidades do Rio Grande do Sul, o governo do Estado passou a divulgar boletins com informações para a população. Confira abaixo o relatório mais recente. O próximo boletim será divulgado às 9h de terça-feira (24/6).
- Jaguari
- Dona Francisca
- Cerro Branco
- Agudo
- Nova Palma
- Cruzeiro do Sul
- Passa Sete
- São Sebastião do Caí
- Cacequi
- Rosário do Sul
- Tupanciretã
- Nova Santa Rita
- São Francisco de Assis
- Liberato Salzano
- Amaral Ferrador
- Toropi
- Montenegro
- Silveira Martins
- São Vicente do Sul
- Júlio de Castilhos
- Paraíso do Sul
- Dilermando de Aguiar
*Apenas as pessoas e os animais resgatados pelas forças de segurança do Estado.
Hospitais
Todos os hospitais do Estado operam normalmente nesta segunda-feira (23/6).
Nível dos rios e lagos
A chuva deixou rios e lagos do Estado em situação de atenção, alguns inclusive atingindo cota de inundação. Confira:
Taquari (Santa Tereza a Bom Retiro do Sul) – Declínio dos níveis até o retorno para normalidade, com pequenas elevações em função das chuvas das últimas 24h. Quaraí – Tendência de declínio. Dona Francisca – Já declinou até retornar aos níveis normais.
Taquari (Porto Mariante) – Tendência de estabilidade. Caí (Costa do Rio Cadeia) – Tendência de estabilidade. Santa Maria (Rosário do Sul) – Tendência de estabilidade.
Caí (Nova Palmira, São Sebastião do Caí e Montenegro) – Tendência de elevação em função das chuvas das últimas 24h. Guaíba – Tendência de estabilidade e de manter os níveis elevados durante os próximos dias, não tem expectativa de atingir a cota de inundação do Cais Mauá ou Gasômetro. Gravataí (Gravataí e Alvorada) – Tendência de estabilidade mantendo os níveis elevados. Taquari (Taquari) – Tendência de estabilidade. Paranhana (Taquara) – Tendência entre declínio e estabilidade. Santa Maria (Dom Pedrito) – Tendência de lento declínio.
Uruguai (São Borja a Uruguaiana) – Tendência de lenta elevação. Ibirapuitã (Alegrete) – Tendência de lento declínio, com níveis ainda em inundação nos próximos dias. Ibicuí (Manoel Viana) – Tendência de lento declínio, com níveis ainda em inundação nos próximos dias. Jacuí (Cachoeira do Sul até o delta do Jacuí) – Constante declínio em Cachoeira do Sul e estabilidade em São Jerônimo, assim como estabilidade na região das Ilhas. Ilhas da Região Metropolitana de Porto Alegre – Tendência de estabilidade e de manter os níveis elevados nos próximos dias. Sinos (Campo Bom e São Leopoldo) – Tendência de estabilidade.
Mais informações
Informações sobre os pontos com bloqueios parciais e totais nas estradas do RS e situação das barragens, além dos avisos e alertas da Defesa Civil e imagens do radar meteorológico podem ser conferidas nos links abaixo.
- Pontos de bloqueios parciais e totais nas rodovias
- Aviso e alertas da Defesa Civil estadual
- Imagens do radar meteorológico da Defesa Civil estadual
Alertas
Para aumentar o nível de prevenção, as pessoas podem se cadastrar para receberem os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que elas forem divulgadas.
Também é possível se cadastrar via aplicativo Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou clicando aqui. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples "Oi". Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual.
Texto e edição: Secom
Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Foto: Grupo RSA de Comunicação / Rádio Sananduva Ltda