A estiagem que atinge o Rio Grande do Sul desde o final do ano passado já causou prejuízos a mais de um terço do Estado. Das 497 cidades gaúchas, 173 já possuem decreto de situação de emergência a nível municipal diante de perdas causadas pela falta de chuva.
Segundo a atualização mais recente da Defesa Civil Estadual, das 19h de quarta-feira (26), dos decretos editados pelas prefeituras, 64 foram homologados no Estado e 41 na União. É a partir do decreto que os municípios podem acessar recursos, auxílios e benefícios.
Os dados sobre a situação da estiagem no Estado são parte do mapeamento da Defesa Civil realizado através do sistema Monitor da Estiagem. O município de Fontoura Xavier foi o primeiro a registrar oficialmente problemas devido à falta de chuva, ainda em novembro de 2024.
Além de Sananduva, outras Prefeituras da região também decretaram situação de emergência por causa da falta de chuva, como Charrua, Cacique Doble, Santo Expedito do Sul, São João da Urtiga, Machadinho, Maximiliano de Almeida e Barracão.
(FOTO: ARQUIVO RÁDIO MEGA)