Envie seu whats:
(54) 99664-0955

MEGA NEWS Ver +


2 de abril – Dia Mundial da Conscientização do Autismo2 de abril – Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Compartilhe:
Publicado em 01/04/2021, Por Ascom Prefeitura Municipal de Machadinho

O Autismo é uma desordem do desenvolvimento, caracterizada por alterações na comunicação social e por comportamentos restritivos/repetitivos. A incidência do autismo vem crescendo ao longo dos anos e segundo dados de 2020 do Centro de Controle de Doenças dos EUA a cada 54 nascimentos, uma criança é diagnosticada com autismo.

A intervenção precoce com crianças que apresentam autismo, pode fazer toda a diferença no seu desenvolvimento. Programas terapêuticos que visam melhorar as habilidades de comunicação, interação e aspectos sensoriais, podem trazer resultados muito positivos no comportamento e na independência das crianças com autismo. Portanto, as famílias devem ficar atentas e buscar atendimento quando perceberem alguns sinais.

Sinais de alerta em crianças de 6 meses: o Não tenta pegar objetos que estão ao alcance o Não mostra afeto por seus cuidadores o Não responde aos sons ao seu redor o Apresenta dificuldade em levar objetos à boca

Sinais de alerta em crianças de um ano: o Não engatinha o Não aprende gestos como acenar ou balançar a cabeça o Não aponta para objetos o Perde habilidades que já teve

A Fonoaudióloga da Secretaria da Saúde Machadinho - Juliana de Lima Theodoro diz, "Acreditamos que a informação é a melhor ferramenta para a comunidade, como um todo, lidar melhor com crianças, jovens e adultos com autismo. Entender as características, o porquê elas ocorrem e como apoiar indivíduos com autismo, nos dá uma perspectiva mais ampla. Acreditando nisso, iniciamos um ciclo de palestras com os diferentes profissionais envolvidos no ambiente escolar. Não apenas os professores e atendentes, como também, a equipe de serventes e motoristas. Essas capacitações foram iniciadas no mês de março de 2021, com a equipe de serventes de toda a rede municipal e terá continuidade, em breve, com os demais profissionais".

(FOTO: ASCOM PREFEITURA MUNICIPAL DE MACHADINHO)