Envie seu whats:
(54) 99664-0955
   
/RS
Temp. Máx. ° Máxima
Temp. Mín. ° Mínima

MEGA NEWS Ver +


Guia definitivo de como cães e gatos enxergam o mundoGuia definitivo de como cães e gatos enxergam o mundo

Compartilhe:
Publicado em 14/09/2020, Por R7

Você já se perguntou como cães e gatos enxergam o mundo? Quais cores veem, o campo de visão, essas coisas? Geralmente a primeira coisa que aprendemos é que a maioria dos animais enxerga em preto e branco, o que está muito longe da verdade. Diversos animais possuem uma visão muito apurada, mas geralmente em equilíbrio com outros órgãos de sentidos.

Em primeiro lugar, é preciso saber que cães e gatos são predadores, então os sentidos deles se desenvolveram para atender a necessidade de caçar outros animais.

Então, eles enxergam mais ou menos assim, com relação às cores. (FOTO ABAIXO). À direita, é possível ver um cenário mais apagado, com menos destaque de cores. É assim que cães e gatos enxergam o mundo. A visão deles está mais puxada para o azul e amarelo, sem tantos tons quentes.

A explicação da evolução para nossa diversidade maior de cores, envolve o fato de que também comemos frutas e ervas, e necessitamos saber quais deles estão maduros e estragados.

Segundo o site Success Dogs, testes comportamentais afirmam que azul, cinza e marrom são as cores primárias para cães. Eles podem distinguir azul de vermelho, mas verde e vermelho podem causar confusão.

Existe também diferenças com ângulos de visão. Os cães têm menos acuidade visual (capacidade de avaliar a distância de objetos), o que lhes permite ver objetos e animais a cerca de 6 metros, sem borrões. Humanos chegam a 30 metros de acuidade visual, segundo o site Popular Science. No entanto, o ângulo de visão dos cães é mais amplo, pelos olhos estarem mais distantes um do outro.

Mas cães e gatos possuem vantagens visuais. Conseguem detectar movimentos, mesmo sutis, a cerca de 800 metros. Eles também enxergam melhor no escuro e precisam de muito menos iluminação para formar uma imagem para o cérebro.

Além disso, ambas as espécies possuem outros sentidos que os auxiliam numa caçada. Mesmo que o alvo suma de vista, um gato pode se guiar pelos sons emitidos por eles, ou pelo cheiro. Lembre-se disso quando olhar seu cão ou gato brincando.

 

FOTOS: PIXABAY / POPULAR SCIENCE / SUCCESS DOGS