Envie seu whats:
(54) 99664-0955
   
/RS
Temp. Máx. ° Máxima
Temp. Mín. ° Mínima

MEGA NEWS Ver +


Universidade cria atendimento psicológico voluntárioUniversidade cria atendimento psicológico voluntário

Compartilhe:
Publicado em 08/05/2020, Por Assessoria de Imprensa

As incertezas trazidas pela pandemia do novo Coronavírus e o isolamento social têm afetado a saúde mental de muitas pessoas, que acabam se sentindo vulneráveis e fragilizadas emocionalmente por conta da situação. Entretanto, a quarentena também está sendo um período em que muitas iniciativas criativas e benéficas para a população vêm sendo desenvolvidas. Uma delas é o serviço de acolhimento e atendimento psicológico voluntário online da Universidade La Salle, em Canoas.

A ação acontece desde o início de abril e presta atendimento para alunos, colaboradores da instituição, profissionais da saúde e para a comunidade de Canoas. “Uma das motivações para a montagem do projeto foi pensar nas pessoas que já tiveram alguma psicopatologia, pois em função da pandemia e do isolamento social, estes problemas poderiam vir à tona ou até mesmo se agravarem”, esclarece a coordenadora do curso de Psicologia da universidade e responsável pelo projeto, Camila Bolzan de Campos.

Os atendimentos são feitos por psicólogos da clínica La Salle Saúde e alunos egressos do curso de Psicologia, de forma voluntária. Conforme explica Camila, são oferecidos “primeiros socorros psicológicos”. “Não se trata de psicoterapia e sim de um atendimento baseado na orientação e principalmente na escuta. São três encontros (virtuais) em que seguimos as indicações da Organização Mundial de Saúde para este tipo de assistência. Conforme o caso, encaminhamos para um atendimento específico”, esclarece.

De acordo com a psicóloga, as maiores demandas trazidas por quem procura atendimento são a dificuldade de concentração nas atividades por conta de todas as adaptações necessárias no isolamento além da insegurança e preocupação quanto ao retorno das atividades de forma “normal”. “Estamos tendo que nos adaptar a uma nova rotina. Entretanto, eu enxergo este momento como uma oportunidade de conhecermos novos espaços e de percebermos como podemos dar conta de tantas coisas nessa nova forma de interação, pela internet”, relata Camila. “Nosso objetivo com os atendimentos é poder auxiliar a todos a ultrapassarem este momento de forma menos sofrida e que possamos tirar algo bom desse período”, finaliza.

Quem tiver interesse em ter acesso ao serviço deverá entrar em contato pelo telefone (51) 3476.8333 ou através do e-mail nae@unilasalle.edu.br.

(FOTO: FREEPICK)