O YouTube está testando uma nova modalidade de anúncios para seus vídeos. Agora, em vez de apenas um comercial, usuários poderão assistir a dois seguidos antes de começar a ver o conteúdo propriamente dito. Pode ser um incômodo a mais, mas a proposta não é tão absurda quanto parece: a ideia é evitar que vídeos mais longos sejam interrompidos por anúncios, como acontece hoje, gerando frustração dos espectadores. A novidade não chega a ser uma surpresa. Em agosto e setembro do ano passado, usuários já haviam relatado os comerciais consecutivos no fórum de produtos do Google e no Reddit. Em ambos os casos, o tom foi de crítica — nos comentários, ninguém pareceu ter gostado muito da ideia, mesmo que ela não passasse de um teste na época. Os comerciais seguidos podem ser frustrantes a princípio, mas o YouTube espera que gerem bons resultados para usuários e anunciantes. Os “ad pods” começarão a aparecer no YouTube em desktops ainda neste ano, para depois serem incluídos em vídeos no celular e na televisão. Eles ficarão restritos a vídeos de um determinado tamanho mínimo e virão em combinações diferentes.